Governo reforça apoio às empresas das indústrias intensivas no consumo de gás em mais de 200 milhões

O ministro da Economia, António Costa da Silva, anunciou um reforço do apoio de 235 milhões às empresas das indústrias intensivas no consumo de gás.

“Queria num contexto introdutório referenciar que nós temos um avanço muito significativo do índice de produção industrial que é correlacionado com o aumento significativo de energia. Neste contexto, a primeira grande componente a apresentar aqui é relativa ao apoio às empresas das indústrias intensivas no consumo de gás”, começou por dizer Costa Silva depois da reunião do Conselho de Ministros.

O governante recordou que o Executivo já tinha “um programa que já estava em desenvolvimento de cerca de 160 milhões de euros”.

“Esse programa será reforçado e, portanto, o aumento significa que vamos ter uma operação para o programa de 235 milhões de euros com as seguintes questões que são essenciais: o apoio que existia de 400 mil euros vai passar para 500 mil euros, a taxa de apoio sobre o diferencial que as empresas pagam em termos do gás este ano vai passar de 30 para 40%”, sublinhou Costa da Silva.

Em conferência de impresa, o ministro da Economia destacou “outro elemento crucial do pacote”: “É que vai ter que ser alargado à indústria transformadora e agroalimentar. Temos cerca de 15% mil milhões de euros para estas indústrias do sector agroalimentar”, acrescentou.

O governante informou igualmente que “os aumentos” que o Governo está a “reportar vão ser retroativos”, ou seja, “todas as empresas que entraram no programa ‘apoiar gás’podem ter acesso a estes aumentos”.