Marcelo recorda rainha Isabel II como exemplo de “coragem” e “dedicação” ao serviço público

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou esta quinta-feira as condolências ao agora Rei Carlos pela morte da rainha Isabel II, “um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público”.

“Foi com profunda e sincera consternação e com um imenso pesar que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida”, pode ler-se numa nota publicada no site da presidência.

“Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, que disse, em declarações à “Sic Notícias”, que irá deslocar-se ao Reino Unido para participar nas cerimónias.

O Presidente da República diz que “para Portugal e para todos os Portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985”.

“Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016. Confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade que unem e continuarão a unir Portugal e o Reino Unido, renovo as minhas mais sentidas e sinceras condolências e apresento a Vossa Majestade a expressão da minha maior estima e consideração pessoal”, conclui.

(Notícia atualizada às 19:08)