Gazprom não vai retomar os fluxos de gás para a Europa

A Gazprom não vai retomar os fluxos de gás para a Alemanha, através do Nord Stream 1, ao contrário do que estava planeado. O gigante do gás russo suspendeu o gasoduto devido a uma fuga de óleo e tinha referido que o plano seria voltar a enviar o gás a partir de sábado, mas uma nova falha foi encontrada e vai impedir o retomar da normalidade, por tempo indeterminado.

A “Bloomberg” noticia que terá sido encontrada um fuga de combustível numa turbina de gás e que a Gazprom terá que resolver a situação para que os fluxos possam ser retomados, de acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira pela própria companhia.

Trata-se de um rude golpe nas intenções da Europa, que procurava preencher as reservas de gás natural, de forma a preparar o inverno. Como resposta da Rússia às sanções impostas pelo ocidente, os fluxos já tinham sido reduzidos a 20% da capacidade do Nord Stream 1. Desta vez, foram mesmo suspensos.

Hoje mesmo, a “Reuters” citava fontes próximas do planeamento da empresa, que relatavam que o plano da Gazprom continuava a ser retomar os fluxos às zero horas de sábado, tal como havia sido referido pela empresa.